11/04/09

10º andamento

E deu-me para isto: política (com p piqueno, evidentemente)

(Antes de mais, quero agradecer a quem de direito, o facto de me ter dado com os pés (ou melhor, com as mãos ...mais precisamente com os dedos dessas), o que me permite ter algum tempo disponível, para tentar escrever por estes lados, qualquer coisa que se me venha à moleirinha.)
Sendo assim, vou-me debruçar, desta vez, sobre um tema da mais elevada profundidade (éta imagem mais linda esta: elevada profundidade): políticos e outros gajos que tais.
Debruçando-me então sobre os ditos:
Estes senhores, de aspecto lavadinho, transmitindo dessa forma um certo ar de superioridade (aos olhos dos próprios, entenda-se) devem ser, na sua maioria (não digo na generalidade, porque haverão com certeza algumas excepções por aí, ainda que eu não o possa confirmar - é como o ditado dos espanhóis acerca das bruxas: yo no creo en brujas, pero que las hay, las hay) possuidores da chamada: personalidade bipolar; senão vejamos:
Observemos-los em entrevistas, em audiências de comissões, em sessões ditas de esclarecimento: comportam-se de acordo com o aspecto acima referido: lavadinhos, educados, formais, distintos diria mesmo.
Agora atentemos-nos aos citados no local onde se deveriam comportar dessa mesma forma, na assembleia da república, mais precisamente no hemicíclo, nos vários debates que aí decorrem; dividem-se em duas classes: os que sabem falar, que têm o chamado dom da palavra, e os outros, os que não a têm.
Os primeiros, lá vão descarregando as suas razões, usando todo e qualquer tipo de linguagem, dando a sensação que possuídos por um qualquer demo que lhes deturpa (será?) a personalidade; não olham a meios (a palavras - entenda-se) para atingir os seus fins ( o chamado puxar a brasa à sua sardinha).
Observemos, agora, os outros, os tais que, coitados, não foram bafejados pelo tal dom que os primeiros possuem: o que dizem eles? atentam ao que os primeiros desbobinam? vão-se fornecendo de informações relevantes?
Não. Nada disso; ou estão a dormitar, recuperando das noites passadas em claro (em árduo trabalho político, presume-se) ou, pior ainda, vão soltando uns grunhidos estranhos tipo: "muito bem", "apoiado", "é isso mesmo", "nem mais" (e acho que o vocabulário se lhes fica por isto). Francamente: andamos todos (alguns, pelo menos) a descontar do suor para pagar a gajos que se limitam a isto?
Uma sugestão: não seria preferível cada um dos primeiros representarem uns quantos dos segundos e desta forma reduzirem o número de "gameleiros"? Poupava-se em tudo: nas verbas com os ditos, na despesa de manutenção e equipamentos e, acima de tudo, poupava-se nas tristes figuras a que vamos assistindo (quer dizer, a que alguns vão).
Enfim ...

4 comentários:

Anónimo disse...

Ora vem, uma desilusãoe lembra outras. Cortem os dedos à miúda para ver se ele anda mais cum os andamentos, mas sem política...pilise

© disse...

seja muito bem vindo, ó intrometido!
:)

sabes, já não ligo a estes senhores. já me cansei.

XS disse...

TEns mesmo razão.... Ao menos podiam de vez em quando aviar uns bujardos uns nos outros, para nos distrairem um pouco!

Saltos Altos Vermelhos disse...

hehehehe isso é que eu gostava de ver!