20/04/08

Segundo Andamento

Vem este, e surpreendentemente, bem mais cedo que o previsto, para falar um pouco sobre um tema, que anda na ordem do dia; um tema que tem tanto de interessante, quanto de estupefacção e inquietação; um tema que tem suscitado as mais variadas e acérrimas opiniões acerca do dito; um tema que ja foi capa de vários jornais, revistas e afins; um tema polémico q.b.

E falo eu de quê, perguntam vocês (é claro que o vocês, sou eu a inventar; sou eu a imaginar, porque, quem vai perder tempo a ler isto? sim, porque de facto existem coisas bem mais interessantes para fazer que ler umas parvoíces, escritas nem se sabe bem por quem) uns aos outros; falo , claro que nem de outra coisa poderia ser: o alegado (esta não pode sair nem ser adulterada: está no seu auge) novo acordo ortográfico (e por falar nisso, não esquecer de responder ao questionário ali no canto superior, no sentido ascendente de baixo para cima, ao lado direito quem sobe).

Sim, minha gente; isto é coisa para nos tirar o sono e do sério também.
Aliás, diria mais: isto é coisa de gente que (como diria Nuno Markl) tem demasiado tempo entre os dedos, e não tendo entre os tais nada com mais substância, encontraram este.

O que eu acho (como se tivesse alguma importância) é o seguinte:

1- Se a intenção é que todos os povos que falam a nossa lingua a escrevam de forma igual, porque raio os restantes, que não os portugueses, andaram para aí a inventar novas terminologias e a adulterar o nosso português? se querem falar português, que falem e que o escrevam tal qual como ele é.

2- Agora, se de facto a queremos modernizar (a lingua, claro - propriamente dito) isso já é outra coisa: acho muito bem que se modernize a dita. Sim, porque tirando as geraçãoes a jusante da minha (e com largas excepções, diga-se em abono da verdade) já ninguém escreve português seguindo o "figurino"; veja-se a escrita dos miudos - os das gerações a montante - e tentem descobrir palavras correctamente escritas (já nem digo frases!).

3- Assim sendo, e como serão eles os homens e as mulheres de amanhã, e como se pretende fazer qualquer coisa em abono da lingua ( esta do abono, foi só para fazer crer que acho que o acordo, ou seja lá o que lhe quiserem chamar, vai trazer algo de útil à já mencionada), que se começe, desde já, a usar essa mesma linguagem: só traria benefícios; já viram em quanto tempo, e com um tal numero reduzido de letras, este pessoal manda sms uns aos outros acerca dum teste que estão a fazer naquele momento? e todos a percebem, sem qualquer tipo de dúvida. Nada melhor que uma escrita concisa e exacta para nos exprimirmos. Adoptemos esta!

Como vêem, está aqui a solução com vantagens para todos: as novas gerações irão alinhar, desde logo, até porque ficarão com os louros, merecidos, diga-se!
As restantes (onde me incluo, evidentemente) não contam para as estatísticas: até porque já nem íamos seguir as alterações propostas pelo alegado (façam o que quiserem da língua, mas não mexam nesta palavra, por favor!ah..... e já agora na palavra arguido. parece que é das tais que não tem tradução em lado nenhum; e já vão duas destas: a outra é saudade, ao que se consta. Mantenham-nas, por favor.... sempre nos dá algum estatuto....penso eu de que.) novo acordo ortográfico.

Fiquem...... que eu também!

Sem comentários: